Com aproximadamente 50 hectares de área cultivada por uva, Santa Teresa produz sozinha mais de 700 toneladas de uva por ano, o que corresponde a 80% da produção estadual. A produção de uva e vinhos garante aos agricultores renda durante todo o ano. Para os vinhos, as variedades produzidas são: Niágara Rosada, Izabel, Violeta, Lorena, Moscatel, Bordo e Cabernet Sauvingnon. Além disso, existe grande demanda para o consumo da fruta in natura, cujas espécies mais cultivadas são a Niágara Rosada e a BRS Vitória. É bastante expressiva também a produção de sucos, geléias e de espumantes.

O vinho, por sua vez, é uma dasproducao-de-uva-e-vinho-8 bebidas mais antigas e conhecidas do mundo. Tem grande importância histórica, pois seu surgimento acompanhou parte da evolução mundial. A Cultura do vinho iniciou em Santa Teresa pelos imigrantes italianos. Entretanto, devido a escassez do fruto para produzir a principal bebida consumida na terra natal, criou-se uma bebida semelhante utilizando a jabuticaba, fruto nativo da Mata Atlântica.

Até hoje, essa tradição é mantida tanto na produção de vinhos como com fermentado de jabuticaba. Anualmente são produzidos em média 80 mil litros de vinho por 10 vinícolas.